Friday 16 October 2009

Bandeira monárquica de novo hasteada
2009-10-05
ISABEL TEIXEIRA DA MOTA





A bandeira monárquica foi de novo hasteada na sede da Causa Real. No dia em que se comemora o 99.º ano da implantação da República, os monárquicos iniciam simbolicamente a contagem decrescente para o centenário.
Desfraldar a bandeira azul e branca é só a primeira das iniciativas que a Causa Real, juntamente com outros grupos monárquicos, quer que marquem - de forma alternativa - o centenário da implantação da República. Mas não é a menos polémica.
Em Janeiro a Câmara de Lisboa mandou retirar a bandeira monárquica hasteada na sede da Real Associação de Lisboa por "não cumprimento dos regulamentos municipais".
Segundo disse ao JN o presidente da Causa Real, "não há fundamento legal para a decisão", uma vez que a câmara "invocou um regulamento referente a mobiliário urbano e publicidade e estes não se confundem com símbolos nacionais". "Não é uma guerra de bandeiras, mas não deixaremos que a retirem. Se a tirarem à força, nós pomos outra", declarou Paulo Teixeira Pinto.
Num ano que será marcado pelas iniciativas da comissão para o centenário da República, Teixeira Pinto pretende fazer uma campanha "pela positiva" pela restauração dos valores monárquicos em Portugal. A revisão da Constituição para permitir o referendo ao regime está no topo da agenda.
Ontem à noite estava previsto o embarque em Belém de 500 apoiantes da Causa num cacilheiro que os levaria ao Cais do Sodré (por a Transtejo ter impedido o desembarque no Terreiro do Paço) para uma homenagem ao rei D. Carlos, seguido do hastear da bandeira. "Não festejamos a República em si, festejamos a continuação de Portugal e a esperança do futuro que se chama restauração da monarquia", disse.




Em Jornal de Notícias,
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1381144

No comments:

Post a Comment